Santa Maria registrou o primeiro caso de dengue em 2021. A confirmação foi em 23 de fevereiro. O paciente é um homem de 30 anos, e seu quadro não é considerado grave.
Husm abre mais 15 leitos para pacientes com Covid-19
Conforme a prefeitura, a coleta para o exame aconteceu em 10 de fevereiro. O homem não precisou ser hospitalizado e segue o tratamento em casa. O paciente mora e trabalha na região norte de Santa Maria.
A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde fiscalizou as proximidades da residência, no Bairro Caturrita, e um raio de 300 metros no entorno do local de trabalho do homem, no Bairro Chácara das Flores. Não foram encontrados grandes depósitos com água parada, que são criadores do mosquito Aedes aegypti. O relatório da vigilância indica que não foi encontrada nenhuma situação considerada "preocupante". Porém, todos os pontos com acúmulos de água encontrados foram tratados ou eliminados.
Em Santa Maria, manifesto de mais de 200 médicos pede tratamento precoce
Nenhum outro caso foi notificado a partir da primeira confirmação. Portanto, o município compreende que não há dados que indiquem a existência de um surto. O boletim epidemiológico da prefeitura indica outros cinco casos suspeitos de dengue ainda em investigação. Também há duas suspeitas de zika, mas nenhuma confirmação.
A Vigilância em Saúde recebe denúncias de criadouros de mosquitos pelo telefone 156 e acompanha locais com água parada, além de intervir para eliminar focos se for necessário. Caso os moradores notificados não tomem providências, eles poderão ser autuados.